terça-feira, 28 de outubro de 2014

Aos mestres, com carinho!


"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino." - Paulo Freire


To Sir, with Love (1967)
Recentemente foi Dia do Professor,  essa pessoa tão importante na nossa formação, que pode com suas palavras, seu conhecimento e sua paciência, sua paixão nos envolver com o fascinante desbravar no mundo do saber.

A profissão das profissões, pois não existirão -- ao menos pelos processos vigentes até o momento -- engenheiros, médicos, filólogos, matemáticos, físicos, químicos e professores, sem que eles tenham sido ensinados e formados, cumprindo sua jornada em cada fase do ensino.

Seu papel é essencial para o sucesso de seus pupilos, não só do ponto de vista do saber, quanto da formação da sua auto-estima. É na tenra idade que começamos construir este tijolos do caráter e onde os estímulos e reforços necessários para o desenvolvimento, especialmente dos pequeninos, é fundamental.

O professor, tem o poder de influenciar e transformar vidas, de forma positiva ou negativa. Assim, reforçar as vocações e inspirar é mister.
Ana Lins dos Guimarães P. Bretas, Cora Coralina
Muitos podem ser professores, dentre eles, também muitos  podem ser verdadeiros mestres, quando dão vazão a paixão pelo ensinar e pelo fazer aprender, causando impacto e fazendo a diferença.

Desafortunadamente esta posição tão importante para o desenvolvimento da Nação, não tem tido o seu valor reconhecido. E não falo das instituições públicas ou privadas, que precisam rever suas políticas, mas principalmente da sociedade como todo. Ser Professor tem se tornado algo que as pessoas fazem acessoriamente, ao invés de principalmente. Deixou de ser profissão, muitas   vezes, para se tornar "hobby".  Mas, para mim, sempre será mais que um cargo, mas vocação e dedicação. E  há muito com o que se dedicar nestes tempos!

Na minha opinião todo o processo de ensino precisa ser transformado em um processo de aprendizagem. O papel do Professor será cada vez mais importante e mais impactante, mas talvez cada vez menos nas salas de aula. Cito o exemplo de  Salman Amin "Sal" Khan da Khan Academy, que começou a ensinar seus sobrinhos pelo YouTube e se tornou professor de milhões de pessoas, e passou a trabalhar com iniciativas de aprendizagem onde os alunos estudam pelo YouTube e fazem lição de casa em sala de aula.

Paulo Reglus Neves Freire
Ao Google, que nos mostrou que temos um papel mais importante, que simplesmente buscar respostas: fazer perguntas! Iniciativas como as do cientista educacional Sugata Mitra, utilizando computadores conectados à internet (o Alta Vista era o buscador do momento), as crianças aprenderam não só a utilizar o computador, como também o inglês etc.

Porém, os Mestres sempre souberam que o aprendizado é algo que acontece do lado de dentro. Portanto o ensino é apensar um convite para o aprendizado mútuo, entre Professor e Aluno, desfrutando das oportunidades que as interações humanas criam.

Aos Mestres, todo o meu respeito e carinho!



Nenhum comentário:

Postar um comentário